quarta-feira, 13 de junho de 2012

passo a passo como fazer o móbile para quarto



Tenha folhas de papel colorido, de preferência com 120 de gramatura que é mais grossinho, nas cores que preferir e brancas. Tenha também um suporte para o móbile. Eu usei um bastidor simples de encaixe, uma ótima alternativa. Tenha ainda cola branca, linha e arame maleável.
Eu desenhei para vocês os moldes para esse móbile, para imprimir clique aqui. 

Recorte as figuras dos moldesAs figuras das nuvens e das gotas de chuva devem ser preparadas sempre em três. A do passarinho é formada pelo corpo, asa e cauda.
Dobre as nuvens na linha pontilhada demarcada no molde.Dobre as nuvens na linha pontilhada
Aplique cola branca na dobraAplique cola branca bem na dobra de uma das nuvens com um pincel ou um palito.
Junte a segunda nuvem com a  primeira exatamente dobra com dobra. Segure por alguns segundos até a cola começar a secar.Junte a segunda nuvem exatamente dobra com dobra
Cole a terceira nuvem na mesma dobraAplique cola na dobra novamente e cole a terceira nuvem. Aproveite e já posicione embaixo dela a linha com a qual prenderá a figura no móbile. Segure por alguns segundos e reserve até secar totalmente.

Vamos repetir o mesmo procedimento com as gotas de chuva colorida. Aplique cola na dobra da primeira figura e junte a segunda e a terceira, passando por entre elas a linha que vai suspender no móbile.

Repita o procedimento para as gotas de chuvaCole a segunda e a terceira gota

Para o passarinho é mais simples. Recorte as 3 partes que formam o passarinho.

Corte a fenda onde encaixaremos a asa do passarinhoNo corpo, corte com um estilete a linha cheia que será a fenda por onde encaixaremos a asa.
Corte também a linha cheia da cauda que encaixará no corpo do passarinho.Corte a linha da cauda
Traspasse a asa pela fendaTraspasse a asa pela fenda aberta no corpo. Deve ficar bem firme e não precisa receber cola.
Encaixe a cauda no corpo do passarinho. Aqui será necessário usar cola para fixar.Encaixe a cauda no corpo do passarinho
Prepare as figuras, abrindo bem as dobrasPrepare várias figuras de cada, e deixe-as com as dobras ajeitadas para o momento de montar o móbile.

Agora vamos preparar o suporte. Esse bastidor que usei é dos modelos bem simples, de encaixe e super em conta. Eu usei um dos aros e reservei o outro para o próximo projeto.
Primeiro preparei lixando e pintando.

Fure o bastidor para as linhas de suporteTambém fiz 8 furos equidistantes, quatro para as fitas que suspenderão o móbile do teto e quatro para as linhas de arame. 
Fixe as linhas de arame em cruz. Essas linhas servirão para aumentar as opções de lugares onde prenderemos as figuras que compõem o móbile.Fixe as linhas de arame em cruz
Para deixar o arame bem preso usei contas no lado externo do bastidorPara deixar o arame bem preso usei contas no lado externo do bastidor. O arame volta pelo furo e fica enrolado pelo lado de dentro.
Nos outros quatro furos que restaram no bastidor eu prendi as fitas que vão suspender o móbile no teto. Dei nós pelo lado de dentro do bastidor e mantive o acabamento com as contas pelo lado externo. Usei cola para fixar as continhas.
Prenda as fitas com nós
Prenda as figuras no suporte do jeito que preferirFeito isso agora é só prender as figurinhas pelo suporte do jeitinho que vocês preferirem. 

Vale finalizar revestindo o bastidor com tecidos e fitas, para quem gosta dos fru-frus, pois em quarto de criança tudo pode, principalmente sonhar.
Eu chamei esse móbile de Chuva de Cores, um mundo real que pode e deve ser cheio de fantasias.

Móbile chuva de cores para enfeitar um quarto infantil

Confiram também outra modelo de móbile que fica lindo em quarto infantil e é feito com reciclagem, cliquem Móbile com retalhos de tecido e papel
Fotos e passo-a-passo: Cris TurekShare on facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário